Vitamina C

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
em Biologia

Vitamina C

Vitamina C

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel muito importante para o nosso organismo. Ela não é produzida em nosso corpo, sendo, portanto, essencial ingeri-la durante a alimentação. A vitamina C é encontrada em duas formas: a levogira (L) e a dextrogira (D). Apesar de as duas formas estarem disponíveis, apenas a forma levogira (ácido L-ascórbico) é ativa.

Recomenda-se que, em condições normais, um homem adulto apresente em sua dieta 90 mg de vitamina C e que mulheres consumam em torno de 75 mg. Em casos especiais, como na gravidez e amamentação, recomenda-se uma maior ingestão. Doses exageradas de vitamina C podem causar diarreia e vômito.

Funções no organismo

O ácido ascórbico apresenta várias funções no nosso corpo, a saber:

  • Possui papel antioxidante;

  • Manutenção das paredes dos vasos sanguíneos;

  • Manutenção da função imunológica normal;

  • Reparação de tecidos;

  • Previne o escorbuto;

  • Atua na absorção do ferro;

  • Garante melhora na fertilidade masculina;

  • Atua na defesa do organismo contra infecções;

  • Garante a formação das fibras de colágeno.

Absorção da vitamina C

A vitamina C é absorvida principalmente no ílio, sendo quase totalmente absorvida no intestino delgado. A vitamina passa para o sangue rapidamente, sendo levada a todos os tecidos. A porção da vitamina que não é utilizada pelo corpo é eliminada na urina.

Carência de vitamina C

A vitamina C deve ser consumida diariamente, uma vez que ela não se acumula no organismo. Diante disso, uma alimentação inadequada pode gerar carência dessa vitamina. Além de uma dieta ineficiente, problemas como o aumento na eliminação da vitamina e diminuição na absorção podem causar a carência.

A carência de vitamina C é responsável por uma doença conhecida como escorbuto. Como sinais e sintomas dessa doença, podemos citar fraqueza, dores articulares, gengivite, sangramento fácil das gengivas, dificuldade de cicatrização, perda de dentes e foliculite (inflamação dos folículos pilosos). A doença, que pode até mesmo causar a morte, não é comum nos dias atuais, sendo mais comum em pessoas que consomem álcool e em idosos.

Onde a vitamina C é encontrada?

A vitamina C pode ser encontrada em qualquer vegetal, mas alguns apresentam dosagem maior que outros. Alimentos cítricos, por exemplo, são importantes fontes de vitamina C. Como exemplo de alimentos ricos em vitamina C, podemos citar a goiaba, limão, pimentão verde, salsa, brócolis, couve, entre outros. Além dos vegetais, carnes e leites também possuem vitamina C, mas a quantidade é bem reduzida.

A vitamina C é muito sensível às variações do meio, como as variações de luz, temperatura e até mesmo de oxigênio. Sendo assim, após o cozimento, um alimento pode perder uma grande quantidade da vitamina. Isso também pode ocorrer com um produto que fica muito tempo exposto antes de ser consumido, como um suco.

Comentários