Whatsapp icon Whatsapp

Decantação

Quando uma mistura heterogênea é deixada em repouso, o sólido ou o líquido mais denso sedimenta-se, e o líquido que ficou na parte superior pode ser separado por decantação.
A decantação é a simples transferência de um líquido que fazia parte de alguma mistura heterogênea para outro frasco
A decantação é a simples transferência de um líquido que fazia parte de alguma mistura heterogênea para outro frasco

A decantação é um método físico usado para separar misturas heterogêneas que podem ser de dois tipos: (1) líquido- sólido e (2) líquidos imiscíveis.

No primeiro caso, considere uma mistura heterogênea de água e areia. Se a deixarmos em um recipiente em repouso por certo tempo, a ação da gravidade fará com que as partículas do sólido sofram uma sedimentação, ou seja, depositem-se no fundo do recipiente, separando-se da água.

Assim, basta realizar uma decantação para separar o barro da água. A decantação consiste em simplesmente transferir com cuidado o líquido que ficou na parte de cima para outro recipiente. Esse processo é ilustrado na imagem a seguir:

Separação de mistura heterogênea por uso de sedimentação e decantação
Separação de mistura heterogênea por uso de sedimentação e decantação

Observe que um tipo de decantação é a sifonação, que é feita com o uso de um sifão ou uma mangueira que realiza a sucção da parte líquida, transferindo-a para outro recipiente.

Esse exemplo mostra que a sedimentação e a decantação “andam de mãos dadas”, por assim dizer, pois precisamos primeiro realizar a sedimentação para depois decantar.

Um exemplo muito importante do uso desse processo de separação de misturas ocorre nas Estações de Tratamento de Água (ETA). Na floculação, que é a etapa anterior, adicionam-se à água que será tratada substâncias coagulantes, como o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3), que forma flocos com as partículas de sujeira da água. Para separá-los, a água vai para os decantadores onde esses flocos sedimentam-se ou afundam pela ação da gravidade. O lodo gelatinoso que se acumula no fundo dos tanques é periodicamente removido pela parte inferior. Na parte superior, a água, praticamente sem flocos, transborda para outros tanques menores e menos profundos para seguir com as outras etapas do tratamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tanques de sedimentação em estação de tratamento de água
Tanques de sedimentação em estação de tratamento de água

Um inconveniente do uso dessa técnica de separação de misturas é o tempo que muitas vezes leva para o material particulado sedimentar-se. Assim, para resolver esse problema, em laboratórios, costumam-se utilizar centrífugas, que são aparelhos onde se coloca a mistura em um tubo parecido com um tubo de ensaio, mas fechado, submetendo-a a uma rotação com uma velocidade muito alta. A inércia faz com que as partículas que são mais densas que o líquido sejam “arremessadas” para o fundo do tubo.

Para separar os componentes de misturas heterogêneas formadas por líquidos imiscíveis, como água e o óleo, por exemplo, a decantação também pode ser usada. No entanto, em laboratório, ocorre um tipo de decantação especial que utiliza uma vidraria chamada de funil de bromo ou funil de separação, como o mostrado a seguir:

Decantação de líquidos com funil de bromo ou funil de separação
Decantação de líquidos com funil de bromo ou funil de separação

O funil de bromo possui uma espécie de “torneirinha” na parte inferior e, na parte superior, uma abertura que pode ser fechada com uma tampa. A mistura de líquidos imiscíveis, que é colocada pela parte de cima com a torneira fechada, é bastante agitada e deixada em repouso. Visto que os líquidos possuem densidades diferentes, a água, que é mais densa que o óleo, fica totalmente separada na parte de baixo.

Assim, abrimos a toneira, deixando a água escoar para outro recipiente. Depois que a água é totalmente decantada, fechamos a torneira, e o óleo fica separado no funil de bromo.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Análise Cromatográfica ou Cromatografia
É um processo físico-químico de separação de misturas, mais especificamente, de sólidos em uma solução.
Análise cromatográfica
Clique aqui e entenda o que é uma análise cromatográfica e como ela é feita!
Classificação das misturas heterogêneas
Confira aqui como ocorre a classificação das misturas heterogêneas!
Destilação
Descubra como é realizada a destilação, um dos métodos de separação de misturas mais aplicados.
Destilação fracionada do ar
Obtenção dos componentes do ar e suas utilizações.
Destilação fracionada: método usado para obter cafeína
Clique aqui e entenda como é realizado o método de destilação fracionada!
Destilação simples e fracionada
Conheça as etapas e os equipamentos utilizados na destilação simples e na fracionada!
Misturas Eutéticas e Azeotrópicas
Uma mistura Eutética é aquela que apresenta composição definida e um ponto de fusão ou solidificação constante. Já mistura azeotrópica apresenta um ponto de ebulição ou condensação constante.
Métodos especiais de separação de misturas heterogêneas
Saiba como são usados para o bem estar do homem e dos animais.
Separação de misturas
Veja os principais métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas usados no cotidiano, em laboratório e nas indústrias.
Separação de misturas heterogêneas
Filtração, decantação, ventilação, sublimação, separação magnética, misturas heterogêneas, filtro de algodão, filtro de papel, filtro de porcelana, limalha, pó de enxofre.
Separação de misturas homogêneas
Destilações que permitem separar dois líquidos miscíveis.
Substâncias e misturas
Clique para entender de vez o conceito de substância e de mistura. Confira aqui também exemplos de cada uma delas!
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.